Cartas Náuticas

As Cartas Náuticas
   

   São os documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projeção de Mercator e representam os acidentes terrestres e submarinos, fornecendo informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, faroletes, bóias, balizas, luzes de alinhamento, radiofaróis, etc.), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e decontorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação. CLIQUE AQUI E LEIA MAIS
 Construção da Carta Náutica

   As Cartas Náuticas são produzidas a partir de um documento denominado "Elementos para Construção da Carta Náutica (ECCN)". Este documento é elaborado a partir da análise e validação dos documentos provenientes de um Levantamento Hidrográfico e do recebimento de diversas informações de segurança da navegação. Os ECCN devem conter todas as informações necessárias para a confecção de uma Nova Edição de uma Carta Náutica, tais como plantas batimétricas (Folhas de Bordo), plantas topográficas, imagens de radar, de aerofotogrametria e de satélites, quadros de maré, tipos de fundo, informações de sinalização náutica, entre outros.    A primeira fase do processo de confecção de uma carta náutica consiste na elaboração do original vetorizado. Em seguida esse original é verificado, revisado e feitas as correções necessárias.
   Na fase seguinte é feito o fechamento dos polígonos, para fechamento das cores da carta náutica. Essa etapa também passa pela verificação e revisão.

 


Arquivo digital 


   Após efetuar todas as correções o original vetorizado é convertido do formato DGN para o formato RLE. O formato RLE é utilizado para gerar os positivos, que servirão para a impressão da carta convencional (em papel) e também para gerar as cartas digitais por meio do software CARIS. 

Fonte: DHN - Diretoria de Hidrografia e Navegação - Marinha do Brasil
Link: https://www.mar.mil.br/dhn/chm/cartas/cartas.html

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