Todo motor que funcionou em água salgada ou em rio de fundo calcário, DEVE funcionar com água docê por 10 minutos. Sendo o motor carburado, este deve ser ligado uma vez por semana por um periodo de 5~10 minutos. Segue abaixo alguns passos para o procedimento de lavagem e guarda do motor/barco:CLIQUE AQUI E LEIA MAIS |
1- tirar o barco da água. |
2- Tirar o capô do motor ou abrir o porão |
3- Verificar se há algum vazamento de combustível, cabo de vela solto, se está tudo bem! |
4- Colocar o "telefone" ou "orelhão" na rabeta. |
5- Verificar se a pressão da água está boa (nos motores de popa tem um orifício na lateral que espirra água com boa pressão, se a pressão for baixa este orifício vai sair pouca água). |
6- Ligar o motor sem acelerar (alem de o motor já estar quente, NUNCA se acelera fora d'água). |
7- Verificar se água está retornando pela descarga. |
8- Verifique a água que sai, se está muito preta ou com óleo, caso esteja pode ser um problema, a água deve sair limpa com um leve deposito de carvão. |
9- Verificar se o XIXI do motor está com pressão. |
10- Você vai notar que após alguns minutos a água começará sair por outras saídas, estas saídas estão ligadas ao termostato, isto significa que os termostatos estão se abrindo. |
11- Deixe a partir deste ponto o motor funcionar por 10 minutos, sempre verificando a pressão dá água e a temperatura do motor, COMO? Pela água que sai na descarga, se ela estiver fervendo, significa que a pressão da água esta pouca, mas se a água ficar somente quente, isto é normal. |
12- Desligue o motor, e levante a rabeta, para se lavar embaixo, aproveite e verifique os anodos, nesta área é comum juntar as "cracas" ou "Caracas", não deixe acumular, lave bem, com água. |
13- Verifique nos hélices por amassados, linhas de nylon, e folgas, no caso de amassado é recomendável reparar antes de usar o hélice novamente, para não prejudicar os rolamentos. |
14- Abaixe a rabeta e lave o motor...O MOTOR? Sim o motor, é claro que você deve esperar um pouco para que não haja choque de temperatura e provoque uma rachadura no bloco. Lave o motor com mangueira com pressão baixa de cima para baixo, somente nos cabeçotes e na descarga, nos motores de popa, da metade do volante para traz sem molhar o motor de arranque. |
15- Deixe secar, e verifique as baterias, lave as também, verifique o porão por sujeira ou algo que possa travar o automático da bomba de porão. Passe graxa ou vaselina nos bornes de bateria. |
16- Aplique spray do fabricante no motor todo, ou vaselina, mas sem fazer lambança. |
17- Retire tudo que tem para sair do barco. |
18- Verifique o reservatório de óleo, não deixe cair água em cima. |
19- Lave o barco com água e detergente, não precisa lavar os estofados com mangueira, pois só vão encharcar a espuma, use esponja e balde, coloque tudo para secar. |
20- Coloque o capô no motor, e de polimento com cera de carro uma vez por mês. Nos motores escuros é comum encontrar manchas de sal na coluna, neste caso esfregue uma esponja com vinagre, varias vezes e depois aplique acera, a mancha vai sair. |
21- Se puder não coloque a capa de cobertura, e não feche o porão, deixe o barco respirar por um dia se possível. |
22- Verifique se a chave geral está desligada. |
23- Verifique se o bocal do tanque de combustível está fechado. |
24- Coloque a lona de cobertura, verificando se o respiro do tanque está para fora, aplique vaselina no respiro, pois já vi muito marimbondo fazer casa alí. |
25- Sempre deixe a proa do barco mais alta que a popa, para evitar acumulo de água proveniente de chuva. |
26- Anote a data do abastecimento, pois o combustível, seja gasolina ou diesel tem vida útil muito curta. 30 dias. |
OBS: |
1. Não acelerar o motor acima de 1500 RPM em ponto morto |
2. Não engrenar com o giro alto (passar de "A FRENTE"para "RE") |
3. Usar gasolina de boa qualidade, de preferência a gasolina Prêmio, mas pode usar a aditivada ou a comum |
4. A gasolina não deverá ficar estocada por mais de 30 dias |
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5. Para motores novos fazer a primeira revisão com 20 horas, para os demais motores fazer revisão geral verifique a periodicidade no manual do motor, a grande maioria é de 50 em 50 horas |
6. O uso do galão é melhor que o uso telefone, mas mesmo assim não se deve acelerar em ponto morto e não deixe o motor funcionar no glão por mais de 5 minutos, pois a água tende a esquentar. |
Para melhor rendimento do motor: |
1. Fazer o motor funcionar por 5 minutos toda semana usando o "telefone"ou tanque de "barril"de água doce |
2. Não acelerar o motor quando estiver adoçando. |
OBS.: O uso do "telefone"só é aconselhável quando a pressão de água estiver forte. |
Óleo 2T |
Usar somente óleo TCW3 para motores carburados e sintéticos para motores DI |
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Todo óleo mineral é residual,mas os óleos vendidos pelos fabricantes de motor com sua marca, passam por um melhor controle de qualidade. daí serem menos residuais. |
Mistura 50:1 |
Óleos 90 p/ Transmissão |
O óleo importado não leva enxofre, por isso não tem cheiro de ovo podre, mas tambem é melhor e mais caro. No mercado nacional você deve procurar óleo para engrenagem tipo hipoide, ou classificação API GL4 ou GL5. |
Nem todos os óleos 90 para engrenagem tipo hipóide tem as mesmas caracteristica , verifique no verso a classificação 5 é a melhor, é comum encontrar 3. |
Descarbonizantes |
Os descarbonizantes em lata são os ideais. Com o motor funcionando aplicar até voce conseguir "matar" o motor. Aguarde de 10 até 20 horas e ligue o motor, voce vera que pela saida da descarga vai sair uma fuligem preta com á agua. |
A carbonização se dá até em motores 4 tempos, o carbono não queimado e solidificado vai se consentrar nas partes porosas do motor que estiverem por perto, cabeçote, pistões,aneis janelas, no caso de excesso de óleo misturado a gasolina, este antes de passar para frente do pistão ele se acumula exatamente atraz do pistão, ou seja a mistura nova que está aguardando o pistão descer para passar para a janela de tranferenciae assim atingir a c6amara de combustão, comessa a queimar ali mesmo atraz do pistão, pois este(pistão) já está quente e com acúmulo de carvão no topo do pistão. Então o pistão queima o escesso de óleo por cima e por baixo dele e com isso faz com que o carvão fique praticamente encandecente o tempo todo, RESULTANTE= MISTURA EMPOBRECIDA + PRÉ IGNIÇÃO. O carvão funciona como esponja sulgado o combustivel e queimando na decida.Dai a nescessidade de se fazer um descarbonizamento à cada 50 horas. |
mas use 50:1. |
Hélice |
A"receita" para se achar o hélice ideal, é colocar duas pessoas (70Kg) e com tanque de gasolina, óleo e água cheios, daí testar o barco e ver se atinje o RPM máximo exigido pelo fabricante, no teu caso 5500RPM, se ultrapassar, o hélice está pequeno, se não chegar perto seu hélice está grande demais. Em motores de popa, onde a descarga é no meio do hélice, e com isso ajuda na ventilação do mesmo, que vai proporcionar uma "água mais leve"e com isso conseguir mais RPM (Rotação Por Minuto). Primeiramente voce precisa saber qual é o RPM recomendavel para velocidade maxima, com esta informação voce poderá saber se está com um hélice muito grande ou pequeno, no caso de um hélice grande , o que vai acontecer é que você não vai conseguir chegar no RPM recomendado, vai ficar abaixo, e se você tiver um hélice pequeno, você vai chegar com facilidade no RPM recomendado ou até ultrapassar. O DIAMETRO quanto maior, maior é o torque (deslocamento ) e o PASSE quanto mais ângulo maior a velocidade final e menor arrancada, menor ângulo maior arrancada e menor final. |
Atualmente todos os hélices de linha para motores de popa, centro/rabeta e "pé de galinha" são hélices de passo variavel, a curvatura da PÁ é a variação, alguns hélices tem a curvatura acentuada na base junto ao torpedo )melhora em teoria na arrancada) e outros hélices tem a curvatura acentuada na ponta "cuping" melhora na final e dá mais "grip" nas curvas. os hélices de competição tem a curvatura interna quase reta ou reta (borda de fuga) diminuem a arrancada mas em compensação aumentam a final. Os hélices de áço SST II são ótimos para arrancada e intermediaria, já os Rakers são pessimos na arrancada e ótimos em final, mas existem os de 4 pás , que são perfeitos na arrancada e ótimos na intermediaria alta, só perdendo para a de três pás por uma milha... é complexo mas não é impossível. |
A conta é facil: veja o RPM maximo que voce consegue com o tanque cheio e com duas pessoas , usando o trim, você deverá chegar na faixa de 5200 a 5600 RPM, se passar o hélice esta pequeno, suba um passe (de 19" para 21") |
RPM X Relação X PassoX 0,0009469= Velocidade Teórica |
RPM= O giro maximo recomendado pelo seu motor (6.000 RPM) Relação= É a relação das engrenagens da rabeta (13:26= 0,500) Passo= o espaço percorrido pelo hélice em um giro completo (19polegadas) 0,0009469= constante de perda por patinação e arrasto do casco ( esta constante pode se alterar se o barco for grande e pesado) |
6.000X .5 X 19X 0,0009469=53.97 milhas/hora. |
Aditivos |
O Stabill da STP como o Carbom gard da Johnson são altamente recomendáveis, pois alem limpar o sistema de combustível, aumenta a logevidade da gasolina em quase 50%, não há perigo de o motor ficar viciado. |
Economia |
O RPM máximo do seu motor (Johnson 200hp) é de 5500RPM, a velocidade cruzeiro é perto dos 3500 e consumo deve ficar em torno de 25/30 litros/hora. |
Os motores 2 tempos trabalham procurando o empobrecimento da mistura ar/combustivel, para se ter certeza de que o seu motor não está trabalhando pobre, acione o afogador levemente em alta velocidade, e verifique se o comportamento do motor. -Se o motor aumentar o giro o permanecer no mesmo giro, significa que há uma pequena obstrução na alimentação do motor. -Se o motor cair de giro,significa que o sistema está saudável e não precisa, naquele momento, de uma verificação. IMPORTANTE: A carbonização contribui no aumento de compressão, isso pode justificar a melhora do seu motor, somado há um bom combustível. Mas o excesso de carvão é altamente prejudicial, vai desgastar o motor internamente, criando folgas prematuras. Fazer uma revisão a cada 6 meses (carburação) e a cada 100Horas (motor) é primordial para o motor. |
A compressão não deve ser inferior a 85PSI e não passar de 140PSi, mas o mais importante é a diferença entre os cilidros, que não pode passar de 10% ou 15PSI no casos extremos |
Texto: Ricardo Paragon Fonte: e-boat Classificado Náutico |
DICAS DE MANUTENÇÃO DE MOTORES
Postado por
Alexandre Marques
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